quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

AUTO-RETRATOS da ALFABETIZAÇÃO

Hoje a turma da Alfabetização com a Professora Deisi foram na Sala Informatizada para desenharem individualmente o auto-retrato.

No começo alguns falaram que estava difícil ou que não conseguiríam, mas o tempo foi passando e a habilidade com o mouse foi melhorando ... tivemos várias obras de arte.

Confira abaixo os lindos desenhos:


Jéssica



Maria da Glória



Teresinha


Orlando


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

TURMA DE ALFABETIZAÇÃO FAZ SUA "ESTRÉIA" NA SALA INFORMATIZADA




Nesta sexta-feira de carnaval, as mulheres da turma de alfa (juntamente com o Orlando, "bendito fruto" do dia), fizeram sua estréia na sala informatizada. A Cristiana fez uma dinâmica de apresentação e solicitou um desenho sobre o significado do computador em nossas vidas. Algumas declararam ter medo de usar a máquina, mas sempre com uma pontinha de curiosidade. Foi, como tem sido em outros momentos, uma oportunidade de nos conhecermos melhor, trocarmos experiências e pensarmos sobre o que queremos para nossas vidas, para nossa turma, para nosso processo de aprendizagem neste ano que se inicia.
Foi muito interessante a colocação de duas alunas que contaram suas experiências de já terem acompanhado novela pelo rádio e, hoje, sentem-se um pouco intimidadas pelo tal "computador". Foi lindo. Mas todo mundo perdeu o medo e tem consciência de que, hoje, o computador já faz parte de nossas vidas, inegavelmente.
Pensamos em estudar o avanço das tecnologias de informação e comunicação e seu impacto em nossas vidas cotidianas. Será que vamos conseguir??


Deisi Cord, professora da turma de I Segmento (Alfabetização)
Núcleo EJA Centro Matutino/2009

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Início das atividades dia 16

Nós do grupo EJA - Matutino - 2009 tivemos uma apresentação inicial tranquila, na sala 3. Os educadores sentaram-se junto aos educandos e criou-se um clima de cordialidade inicial.

Bira, nosso Coordenador deste ano, apresentou o curso EJA e suas formas de avaliações. Em seguida ouvimos uma música do Gabriel, o Pensador que tinha como objetivo diferenciar o nosso sistema dos sistemas convencionais de ensino fundamental. A sala lotada: e todos concentrados ;).

A música também ajudou os educadores nas suas falas, servindo de base e análise, quando de nossa apresentação. Porém, a apresentação esteve aberta a todos em que educadores e educandos se intercalaram dizendo os propósitos e objetivos de estarem no EJA. Alguns educandos mesmo envergonhados se apresentou ao grande grupo e tivemos um depoimento sincero de uma educanda vindo do segmento I e que nos disse que tinha sido uma das suas maiores felicidades ter visto seu nome certificado e passado para o segmento II.

O bacana da sala 3 é que estivemos o tempo inteiro nivelados espacialmente, tanto educadores quanto educandos.

Por fim, falou-se sobre nosso Pacto de Convivência, do funcionamento de horários, sobre a localização do EJA dentro do prédio em que estamos instalados e indicamos a todos os educandos suas respectivas turmas.

Em tempo, já estávamos no momento do intervalo e cada grupo, após o intervalo, já estava sabendo para que sala se direcionar.

Após o intervalo...
Eu, Christiano, das Artes e a Juliana, da Matemática, demos continuidade às apresentações entre os educandos, para que a turma se conhecesse melhor, também nós nos aprofundamos em nossas apresentações e expectativas. Tínhamos preparado, no planejamento do núcleo, três questões: o nome, a idade e o que nos trouxe ao EJA. Essas questões foram respondidas por toda a turma 4.

Iniciamos a atividade de personalização dos diários e uma dinâmica de construção de identidade daquela turma específica. Em cartolinas brancas, em grupos de 4 a 6, foi pedido aos alunos que escolhessem a(s) cor(es) que mais gostassem para colocar seu nome ali seu nome e um adjetivo de si mesmo junto com o seu número predileto.

Alguns educandos também desenharam no seu pedaço.

Finalizada a atividade, todos os cartazes foram vistos por todos os colegas: ali indicamos algumas diferenças de gosto e de estilo, os educandos puderem observar como se colocam ou se posicionam também em um grande espaço em branco (a cartolina). Houve um cartaz que um colega, por exemplo, se posicionou no centro ;)
Por fim, lançamos um desafio: como fixar os cartazes (na parede?) de forma que nenhum colega tenha seu nome de "cabeça para baixo" ?

Espero contribuir sempre aqui.
Professor Christiano